Benefícios da linhaça
- Danielle Messina
- 4 de out. de 2016
- 1 min de leitura
A linhaça é a semente do linho e pertence à família das Lináceas. É rica em ácidos graxos essenciais, fonte de ômega 3. O uso constante da farinha de linhaça, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares reduzindo o LDL (colesterol ruim) e impedindo seu acúmulo nas artérias, sendo considerada um protetor cardíaco.
É fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que lhe conferem a propriedade de alimento funcional; melhora o funcionamento intestinal, contribui para a estabilidade da glicemia em diabéticos e possui propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento celular.

Auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer por apresentar a lignana, um composto fitoquímico que, segundo estudos, pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.
Há dois tipos disponivéis no mercado: A marrom e a dourada. Se existe diferença entre elas? Só a cor e o preço. Nutricionalmente, não há diferença.
Dica para uso: Compre a semente de linhaça, triture no processador ou liquidificador e use na salada de fruta, no feijão, no mingau, suco, bolos. O recomendado triturar o necessário para o uso de uma só vez, mas para quem não tem muito tempo, recomendo triturar o suficiente para 3 a 4 dias e guardar num pote bem fechado dentro da geladeira.
Para que tenha os efeitos citados acima, o uso deve ser constante.
A recomendação é de 2 colheres de sopa de linhaça triturada que podem ser divididos ao longo do dia.
Comentários